segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Série Demonio
Um demónio ou demônio, ou ainda, daimon ou daemon é originalmente um tipo de ser que em muito se distanciou, mesmo que ainda se assemelhe, aos gênios da mitologia árabe, pois ao longo dos anos a sua descrição mudou, e segundo a maior parte das religiões, que dividem-se no mundo de forma maniqueísta, como judaico-cristão, é um ser intermediário entre o homem e Deus, tipicamente descrita como um espírito do Mal, embora originalmente a palavra demónio e primeiros significados dela pertença aos gregos, e para eles também pode significar um ser benigno.São espíritos do folclore, da mitologia e da religião do mundo inteiro - existem em todas as formas e tamanhos e quase sempre querem fazer alguma coisa ruim. Na maioria das culturas religiosas é possível encontrar histórias apavorantes de demônios e suas maldades. Embora hoje sejam reconhecidos como frutos da imaginação, os demônios foram considerados reais em outros tempos e inclusive eram responsabilizados por boa parte dos males acontecidos.
Na antiguidade
Os mais antigos relatos sobre demônios podem ser encontrados nas antigas culturas da Mesopotâmia, Pérsia, Egito e Israel, onde uma diversidade de espíritos malignos levava a culpa pelas doenças, pela destruição das plantações, pelas inundações, incêndios, pragas, ódios e guerras. Diziam que demônios com nomes como "O Emboscador" e "o Pegador" estavam sempre prontos a atacar, em todo e qualquer lugar: em desertos e florestas, em porões e telhados e dentro de casas que não estivessem devidamente protegidas com amuletos e feitiços.
No Espiritismo
O Espiritismo afirma que demônios não existem. Deus, ao criá-los, estaria derrogando suas leis e contradizendo-se, uma vez que lhe são atribuídos os fatores divinizadores sendo um deles a BONDADE. Deus não criaria seres para perturbar a vida dos homens.Existem espíritos que incorporam esse personagem fictício e passam a agir em seu nome, representando esse papel mitológico. O Espiritismo entende que todo MAL é temporário e a evolução é caminho único do Espírito que pode apenas estacionar no seu estado de imperfeição, mas não retroceder.Outras religiões atribuem aos espíritos levianos o rótulo de "demônio" por não conhecerem profundamente a relação espiritual na que estamos imersos.Esses "demônios" são espíritos em estado temporário de ignorância que precisam de amor fraterno para se libertarem dos sentimentos inferiores que os prendem à esta condição. Nem todos passamos por estas situações, o que é raro.
O ponto de vista cético
Sob o ponto de vista científico o bem e o mal, o frio e o calor, a noite e o dia, o escuro e o claro, a sombra e o sol, não existem são apenas condições transitórias que dependem dos sentidos e das sensações dos seres vivos e do lugar onde se encontram, esses são condicionamentos que há séculos tem comandado o comportamento animal. Tais interferências nos humanos foram usadas como referenciais, para explicar os fenômenos físicos, e tudo o que existe em ciência hoje se deve a associação dos fenômenos físicos com a imaginação humana, quando aplicados em outras deduções os extremos ditam as leis do meio que os governam e regulamentam uma tecnologia inteligente voltada para o bem estar humano. Paralelamente porem, esses opostos que no passado distante alimentaram os avanços das imaginações mais especulativas "que questionavam sobre o futuro ou seja sobre o paradeiro da alma humana depois da morte" se apresentaram insatisfatórios e permaneceram nos domínios da fé até os dias de hoje, sem contudo deixar de ser uma sub categoria da ciência presente numa hipótese válida e inclusive integrante na arque-cosmologia chinesa do Yin Yang que já procurava entender o universo e que simultaneamente deu sentido a fé e as bases das ciências orientais ou ocidentais. Considerar que o ponto de vista dos humanos constantemente tem sofrido adaptações ao meio, e o que é bom hoje, no futuro poderá se transformar num mal. Nesse caso ou pelo menos originalmente, o demônio é o deus do mal e ao mesmo tempo é parte inseparável do deus do bem pois um não pode existir sem o outro e juntos, respondem pela mesma fé que formaram as religiões, as quais hoje movem ou condicionam os atos da humanidade em defesa de ambos.
Na Bíblia
Na maioria das religiões cristãs os demônios são anjos caídos que foram expulsos do terceiro Céu (presença de Deus), conforme diz em (Apocalipse 12:7-9). Lúcifer era um Querubim da guarda ungido ( Ez 28 & Isaias 14:13-14 ) que, ao desejar ser igual ao Criador (Deus), foi lançado fora do Paraíso. Quando porém ele foi lançado fora do Céu sobre a Terra, a Bíblia nos relata que Lúcifer (que tem por nome diabo,serpente, dragão, príncipe da potestade do ar, etc...) trouxe com sua cauda um terço dos anjos de Deus (Ap 12:4) - lembrando que isto é uma linguagem figurativa, que significa apenas que junto de si levou os demônios. A Bíblia não cita a quantidade de anjos caídos, mas tem um passagem que diz que o número de anjos que adoram ao Senhor são milhares de milhares e milhões de milhares (Ap. 5:11). O Inferno foi feito para eles e a função deles é destruir a máxima criação de Deus (Homem). Sua função é fazer com que o ser humano não conheça a Jesus Cristo. Todos aqueles que morrem sem arrependerem de seus pecados, crendo que Jesus Cristo não é o único Salvador, é lançado no Inferno juntamente com estes anjos caídos.Devido a rituais ou simplesmente a submissão de pessoas ao Diabo, os demônios podem entrar no corpo de alguém, tornando-o o que se chama de endemoniado, ou atuando sobre o corpo de alguém - como no caso do vudu. Fora isso eles podem simplesmente usar alguém para dizer alguma mensagem para outro indivíduo/grupo. Segundo o que se sabe hoje em dia, os meios para se tirar um demônio de um corpo possuido são, pela Igreja Católica, o exorcismo, e pelos evangélicos a simples oração (e em alguns casos jejum), como orientado pela Bíblia.
Na Bíblia 2
Para os Cristadelfianos os demônios na Bíblia são os deuses dos pagãos que não têm existência real pois existe um só Deus e uma fonte de poder sobrenatural que é Javé. Segundo os Cristadelfianos os antigos gregos acreditavam que os demônios podiam possuir pessoas e que eram os espíritos dos falecidos que tinham subido ao nível de demônios(semi-deuses que traziam bem ou mal à humanidade). Quando alguém não entendia a causa de uma enfermidade por não ter causa aparente ou por ser uma doença do foro psicológico eram atribuídas a demônios. Os Cristadelfianos também não acreditam que os anjos possam pecar.

Demônologia
Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da mitologia cristã. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.
Demonologia Cristã
As mais extensas exposições sobre domonologia cristã são o Malleus Maleficarum, de Heinrich Kramer, Demonolatria, de Nicholas Remy, e Compendium Maleficarum, de Francesco Maria Guazzo.A demonologia se refere a catálogos que tentam nomear e definir uma hierarquia de demônios e espíritos malignos. Nesse sentido, a demonologia pode ser vista como uma imagem em espelho ou um ramo da angeologia, que estuda os anjos.Os grimórios de ocultismo são tomos que conteriam os feitiços dessa versão da demonologia, contendo instruções de como convocar demônios e (espera-se), submetê-los à vontade do conjurador, embora nem todos os ocultistas antigos ou modernos necessariamente conjurem demônios.
slamismo, judaísmo e zoroastrismo
No Islã, o demônio "Iblis" (Satã e/ou Lucifer no cristianismo) não era um anjo, mas algo diferente, um "Jinn" (humanos teriam sido criados da terra, anjos da luz e jinn do fogo). Os "Jinn" não seriam necessáriamente maus, poderiam ser bons ou pecadores, assim como os humanos. Portanto, os jinn e humanos seriam as únicas criações de Deus com livre arbítrio, enquanto anjos só poderiam seguir a vontade de Deus.A existência de uma personalidade sobrenatural malévola, que age para contrariar a vontade de um Deus "bom" é uma das crenças centrais do cristianismo.Muitos estudiosos acreditam que o Judaismo recebeu originalmente os conceitos de escatologia, angelologia e demonologia do Zoroastrismo. No entanto, alguns acreditam que esses conceitos foram recebidos como parte da tradição Cabala vinda de Adão, Noé e os três patriarcas Abraão, Isaac e Jacó. Veja . Na tradição do Zoroastrismo, Aura-Mazda, força do bem , eventualmente seria vitorioso em uma batalha com a força do mal conhecida como Arimã.No Corão, quando Deus ordenou àqueles que presenciaram a criação de Adão, que se ajoelhassem perante ele, "Iblis" se recusou a fazê-lo, e então foi condenado por recusar a obedecer a vontade de Deus. O Novo Testamento afirma explicitamente a existência de espíritos adversários menores. No Cristianismo, Satã é o líder de uma força do mal se opondo ao todo bondoso Deus.
Budismo e hinduísmo
Algumas correntes do budismo afirmam a existência do inferno povoado por demônios que atormentam os pecadores e tentam os mortais a pecar, ou aqueles que buscam contrariar sua Iluminação, com um demônio chamado Mara como tentador chefe. O hinduísmo contém tradições de combates entre seus deuses e vários adversários, como o combate de Indra e Vritra.




Lista de demônios
A* Abigor, também conhecido como Eligor - é um demônio da guerra.* Asmodeus É um espírito feminino - Diz a lenda que esse espírito foi quem atentou a Eva com a maçã* Astaroth - Grão duque do inferno que seduz as pessoas por meio da beleza, da vaidade e filosofías racionalistas.* Azazel - antes um anjo, é o demônio da dissimulação. Segundo a tradição de Enoque, teria ensinado aos homens a confecção de metais.
B
* Baphomet - Um demônio que pode ser interpretado em seu aspecto metafísico, onde pode representar o espírito divino que "ligou o céu e a terra", tema recorrente na literatura esotérica.* Belial - Demônio de todas as mentiras* Beelzebuth - Senhor das Moscas,proporcionava os oráculos, Príncipe do inferno, sua imagem se assemelha a um anjo negro, possui um grande poder de ilusão* Baal - Significava Senhor e era um nome muito comum, que junto com outro designava outra coisa, como: baal lebanon (o senhor do Líbano), baal marquod (o senhor da dança)cujo templo ficava próximo a Beirut,capital do Líbano,em Deir-el-qual'a.(Baal significa senhor, imperador.Esse nome(Baal) era também o nome "secundario" de Belial. Em demonologia, Baal é o guardião dos portões do inferno.* Barliargos -Demônio secundario dos generais do inferno.* Biloxih - demônio do subsolo que controla a corrente de almas para o inferno quantas mais almas vão para o inferno mais forte fica este demônio.* Besta: O carrasco dos prisioneiros.
C
* Chemosh - deus nacional de Moabites, mais tarde "demonizado" pela igreja católica.* Cimeries - monta um cavalo negro e rege a África.* Coyote - demônio do índio americano.* Cainn - Demônio que aterrorizava vilarejos* cavalum-Demônio reconhecido como diabo em forma de cavalo
D* Dahaka - o demônio guardião do tempo, representado por um enorme bode bipede.* Demogorgon - nome grego para demônio, diz-se que não seria conhecido pelos mortais.* Diabolus - (grego) "broxando para baixo".* Djin - demônio árabeE* Emma-O - deus japonês regente do inferno, como Hades ou Plutão.* Eligor - veja AbigorF* Flavsios - Comandante dos Demonios, na Guerra Entre o Cèu e o InfernoG* Gorgo - diminutivo de Demogorgon, nome grego para demônio.H* Haborym - sinônimo grego para Satan.* Hécate - Deusa grega infernal associada a magia negra* Hypnos - Deus grego do sono.] I* Ifrit- uma enorme criatura alada constituída de fumaça, que vive no subsolo, ou entidade nordica referente ao deus do fogo* Íncubo- demônio medieval que tinha relações com mulheres.* irritum-demonio vaidoso,noturno,gosta de atacar no luarJ* Jezebeth - Demônio das falsidades
kKeras - veja QueresL* Lúcifer - O líder dos demônios, Príncipe das Trevas, expulso dos Céus por Deus por ter se rebelado a este. Antes da expulsão por Deus , ele era o "Anjo da Luz"".* Legião - grupo constituido por seis mil demonios.* Lilith - A mãe de todos os demonios, rainha dos súcubos.* Lilin - Filhos da união de Lilith com outros demônios.* Leviatan - Quarto principe do inferno,serpente maligna dos mares, deus das inundações.M* Mammon - deus aramaico da riqueza e do lucro.* Maia - deusa etrusca do inferno.* Maliris - demônio em forma de homem cobra, ligado à obstáculos na vida dos bem feitores.* Mantus - deus etrusco do inferno.* Marduk - deus da cidade de Babilônia.* Mastema - sinônimo hebreu para Satan.* Melek Taus - demônio yesidi.* Mephistopheles - (grego) quem evita luz, Faustus.* Metzli - deusa asteca da noite.* Mictian - deus asteca da morte.* Milcom - demônio amonita.* Moloch - demônio fenício e canaanita.* Mormo - (grego) rei dos Ghouls, consorte de Hecate.* Myrho - demônio da ilusão e da fome.* Mummur - deus da música.* Mephisto - demônio sedutor do terécutecoN* Nahemah - demônio feminino grego da sedução.* Nergal - deus babilônico do hades.* Nihasa - demônio do índio americano.* Nija - deus polaco do mundo subterrâneo.O* O-Yama - nome japonês para Satan.* Oni - é um dos poucos demônios do mal do oriente. Originário do Japão.* Orisac- Guerreiro das chamas vermelhas do sul .O fruto das sombras nesse mundo fisicoP* Pazuzu - rei dos demônios do vento, na mitologia suméria.* Prenoma - demônio mulher que habita os campos de batalha. Leva as almas dos soldados mortos e incentiva a continuação da guerra entre os vivos.* Pwcca - nome galício para SatanasQ* Queres - Deusas da mitologia grega associadas a morte violenta. Se alimentam dos cadáveres na guerra.
R* Rimmon - demônio sirio adorado em Damasc* Radamanthys - demônio dominador do fogo que possui seis asas negras de anjo e um terceiro olho na testa. Também é conhecido pela sua dupla personalidade malígna e benígna.S* Samael - tradução como "veneno de Deus".* Súcubo - Demônios em forma de mulher que invadiam o sonho dos homens fazendo os trair suas esposas, forma feminina do Incubus.* Satanas - Satan* Shaitandearth - Satãn da Fome e da Escarsses do Reinado de Narghó.T* T'an-mo - contraparte chinesa para demônio da cobiça, desejo.* Tânatos - da mitologia grega, a personificação da morte. É irmão de Hypnos (ou Hipnos), deus do sono.* Tchort - nome russo para Satan, "Deus Negro".* Thamuz - deus sumeriano que mais tarde foi relegado ao demonismo.* Tunrida - demônio feminino escandinavo.* Tengu - Criaturas fantásticas do folclore japonês (existiam varios tipos,os mais famosos são os com cabeça de corvo e corpo de homem)"Eram conheçidos como demonios da montanha".Y* Yaotzin - deus asteca do inferno.* Yen-lo-Wang - regente chinês do inferno.* Yriskele - Assassina do Anjo Dariel, arrancou a sua face, e utilizando-a como sua, matou cem serafins. Uma Demônio de contratos, apesar de quem os fizer não sobrevivera mais de 5 anos, embora possa ser persuadida a dar mais 5 anos de vida com o sacrifício de uma alma de uma pessoa pura e inocente. Yriskele, assim como muitos demonios de contratos, gosta de se meter com os contratos pregando partidas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário